Ponto Principal
Praticar atividades físicas recomendadas pelas diretrizes pode aliviar o aumento do risco de mortalidade geral e por doenças cardíacas associado ao tempo excessivo sentado em adultos com diabetes.
Ainda não se sabe se altos níveis de atividade física podem ajudar a reduzir os efeitos prejudiciais de ficar sentado por longos períodos sobre a mortalidade em pacientes com diabetes.
Pesquisadores realizaram um estudo de coorte prospectivo baseado na população para investigar a associação entre o tempo sentado e a mortalidade geral e por doenças cardíacas em adultos com diabetes identificados a partir das Pesquisas Nacionais de Saúde e Nutrição de 2007 a 2018.
Eles entrevistaram os participantes para coletar informações sobre o tempo que ficavam sentados e a frequência e duração da atividade física moderada e vigorosa usando o questionário global de atividade física.
O tempo sentado foi categorizado em quatro grupos: menos de 4 horas, de 4 a menos de 6 horas, de 6 a menos de 8 horas e 8 horas ou mais por dia. Os participantes foram classificados como inativos (menos de 10 minutos por semana), insuficientemente ativos (10 a 149 minutos por semana) e ativos (150 minutos ou mais por semana) com base na quantidade de atividade física moderada a vigorosa realizada.